Blog

04 razões que levam os alunos a desistência de cursos superiores

Ingressar em uma universidade é uma alegria e uma grande conquista. Por outro lado, existe também o receio de não conseguir se manter na instituição até o final do curso. Diversos fatores colaboram para a desistência de cursos superiores, e o alto índice de evasão no Brasil preocupa a todos, pois, interfere diretamente na nossa sociedade e no processo educacional.

De acordo com o Censo da Educação Superior em 2019 do Ministério da Educação, entre 2010 e 2019, 59% dos estudantes do nível superior não terminaram a graduação, 40% conseguiram concluir o curso superior, e 1% dos estudantes permanecia no curso iniciado há uma década.

No texto de hoje, trouxemos algumas razões que levam os alunos a desistirem de cursos superiores. Acompanhe!

 

1 – Gastos financeiros

Para a maioria, manter-se em uma faculdade significa a necessidade de trabalhar e ver todo o dinheiro, ou grande parte dele, ser usado para cobrir as despesas. Não apenas a com mensalidade, mas também transporte, material para estudo, gastos com alimentação, roupas, questões pessoais e domésticas, etc.

Por mais que um estudante poupe seu dinheiro, constantemente pode se ver em dívidas ou com a frustração de não sobrar dinheiro para lazer, algo a que os jovens costumam dar muita importância (e que é benéfico para a saúde mental).

 

2 – Jornada de trabalho, vida pessoal e estudos

Devido à sobrecarga de afazeres, especialmente em épocas de provas e trabalhos acadêmicos, os alunos podem interpretar o fato de trabalhar e estudar como um trabalho em tempo integral.

As poucas horas de sono, a alta carga de informações todos os dias e o cansaço físico e mental que essa conciliação gera, são grandes empecilhos. Assim, aumentam as chances de evasão, algo bastante prejudicial ao aluno, à instituição e também à sociedade como um todo.

Além disso, alguns estudantes ainda possuem afazeres domésticos, filhos, cônjuges, o que torna a rotina ainda mais estafante.

 

3 – Pressão social e familiar

Muitos alunos são pressionados por familiares a seguirem a profissão dos pais, avós ou tios. Essa pressão faz com que o estudante não tenha “brilho nos olhos” para concluir a graduação. A maioria dos que se deixam levar por essa pressão acabam frustrados, e até mesmo demoram anos para concluir a graduação. Os que concluem o curso, muitas das vezes mudam de profissão quando atingem a independência financeira e conseguem arcar com os custos de uma nova graduação.

 

4 – Falta de planejamento e orientação de carreira

Quando se pensa em cursar uma graduação é necessário ter um bom planejamento a longo prazo, afinal, são anos dedicados aos estudos, muito investimento financeiro e de tempo, e claro desgaste emocional.

Muitas questões são levantadas e entendidas quando se busca ajuda profissional. Um consultor de carreira é um facilitador durante a sua escolha ou recolocação profissional. Ele o ajudará a desenvolver um novo olhar para a sua trajetória de vida e carreira, e te ajudará a ressaltar suas áreas de interesse.

Uma consultoria vocacional pode te ajudar a ampliar seus horizontes, e consequentemente, ter uma maior assertividade na escolha da graduação, evitando que você venha a entrar para as estatísticas de evasão dos campos universitários.

 

Conheça o trabalho da consultora Anamaria Jacques, profissional que atua há 37 anos na área de recursos humanos e seus subsistemas. Sozinho fica difícil, vamos encontrar um caminho juntos?

Entre em contato e marque uma consulta gratuita.