Imagine a seguinte situação: você estudou, fez imersões na sua área de atuação, realizou inúmeros estágios e trabalhos, mas quando finalmente a sua carreira começa a deslanchar, você é surpreendido com a chegada de um filho.
Bate aquele desespero, não é? E agora, como conciliar a família com o trabalho, e evitar que uma destas vertentes prejudique a outra?
Se você vive esse desafio no seu dia a dia, este artigo é para você. Nele listamos dicas de como conciliar de forma harmoniosa a família e o trabalho sem perder o melhor de cada um.
O primeiro passo para que essa conciliação dê certo é realizar um planejamento.
-
Elabore uma escala de prioridades
Liste aquilo que é mais importante, separe o que pode ser adiado e o que deve ser cumprido impreterivelmente naquele dia, assim, você conseguirá encontrar um equilíbrio, poderá ter momentos em família, e ainda ser produtivo no trabalho.
-
Use a tecnologia como sua grande aliada
Praticamente todo mundo pode conferir o extrato do banco em tempo real pelo smartphone. Aproveite essa facilidade para reduzir o tempo dedicado a tarefas burocráticas.
Aproveite ainda a facilidade de comunicação que a tecnologia oferece para se manter em contato com a sua família. Sempre que tiver um tempinho livre, ligue para seus familiares, converse, pergunte como está o dia, assim ficará atualizado. Se não atrapalhar a sua produtividade, use chat online para conversar com seus filhos, pais e irmãos.
-
Busque uma rede de apoio
Em casa é interessante que a família divida as atribuições domésticas para que ninguém precise fazer tudo sozinho. Ainda no tocante à casa, vale a pena estudar a possibilidade de terceirizar algumas tarefas domésticas, como a limpeza por exemplo. Claro que você deve ter certeza que não vai pesar no orçamento familiar.
No trabalho essa ideia também se aplica, sendo crucial que as tarefas sejam delegadas, até porque se houver alguém fazendo menos que os colegas, isso pode criar rusgas e problemas profissionais. Um grande peso dividido por várias pessoas se torna leve.
Tenha pessoas de confiança que possam dividir com você o trabalho com os filhos, assim quando não puder estar presente, saberá que a criança está em boas mãos.
-
Valorize os momentos em família
Sempre que possível, almoce em casa, o momento da refeição é excelente para promover um encontro com os membros da família. É a hora de se reunir, conversar e colocar todos os assuntos em dia, desfrute desses momentos quando houver possibilidade. Tente também sair mais cedo do trabalho em alguns dias para buscar seus filhos na escola, por exemplo. Torne cada momento com a sua família especial e próspero para construir boas lembranças. Se você tem pouco tempo para curtir seus familiares, foque em fazer desses períodos os mais agradáveis possíveis.
-
Estabeleça limites
Muitos pais relatam que durante a pandemia, trabalhar com o filho em casa fez cair muito a produtividade. É preciso fazer a criança entender que no horário em que você estiver trabalhando, será preciso fazer silêncio, mas que haverá também um horário destinado às brincadeiras. Essa conscientização da criança nem sempre é fácil, mas é muito importante que os pais criem uma rotina, para que haja organização e limites claros.
Gostou das dicas de hoje? E você como tem se organizado entre carreira e família? Deixe sua contribuição abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!
Anda sentindo que é hora de mudar de carreira, ou se sente cheio de dúvidas? Agende uma sessão com a Anamaria Jacques, profissional que atua há 37 anos na área de recursos humanos e seus subsistemas. Ela pode te ajudar a encontrar o caminho certo para a sua vida profissional! Marque uma consulta gratuita.