Está escolhendo a sua profissão ou deseja mudar de área? A consultoria vocacional pode ser seu melhor investimento.
Decidir sobre uma carreira ou mudar o ramo profissional é sempre um desafio e tanto na vida de uma pessoa! Afinal, são vários investimentos e é essencial acertar na escolha para evitar frustrações. Diante disso, pode ser interessante contratar os serviços de um consultor especializado em orientação vocacional para te ajudar.
O trabalho do consultor vocacional é justamente tentar esclarecer algumas dúvidas e questionamentos que estão relacionados à sua carreira profissional, e com isso, consegue te direcionar com base no seu perfil e em suas preferências.
A consultoria vocacional é um processo com começo, meio e fim. Para tanto, faz uso de algumas etapas de trabalho que abrangem as seguintes questões:
– Autoconhecimento
Nesse início o cliente é incentivado a entrar em contato consigo mesmo, isto é, reconhecer seu jeito de ser, como realiza suas escolhas, quais são seus ideais, seus valores, seu potencial, interesses, motivações, habilidades, dentre outros.
– Mundo do trabalho
Nessa etapa o cliente entrará em contato com as profissões ofertadas pelo mercado, vai delinear um esboço de plano de carreira, pesquisar sobre cursos e faculdades, e abrir seu leque de opções.
– Planos de ação
O cliente será desafiado a estruturar estratégias para que ocorra um plano de ação em busca de seu futuro profissional.
Este processo traz muitos benefícios, seja para os jovens estudantes que estão na fase de decidir por uma faculdade, ou para profissionais que estão buscando mudar de área ou dar uma novo rumo à carreira. Conheça alguns destes benefícios:
– Para jovens estudantes
- Promove o autoconhecimento;
- Aponta as competências;
- Descobre suas habilidades;
- Desenvolve autoconfiança;
- Aprofunda o conhecimento das áreas de atuação;
- Conhece a realidade do mercado de trabalho;
- Torna-se mais confiante por ser o protagonista de suas escolhas.
– Para profissionais em transição de carreira
- Fortalecimento do autoconhecimento;
- Identificação dos talentos profissionais;
- Identificação das escolhas;
- Identificação do funcionamento profissional;
- Crescimento pessoal e profissional;
- Otimização do desenvolvimento;
- Mapeamento de destinos positivos para o futuro.
Na orientação vocacional o foco principal é o aspecto comportamental do estudante, enquanto que na orientação profissional o enfoque é mais técnico. A escolha de uma carreira não pode apenas se basear em testes, mas em uma análise que envolva os aspectos familiar, socioeconômico e político, dentre outros.
Você percebeu como a orientação profissional pode fazer uma grande diferença na escolha da sua carreira não é mesmo? Então não pense duas vezes em investir em um trabalho como esse, porque o retorno é garantido!
Seja para escolher a sua profissão ou encontrar novos caminhos, conte com o apoio da Anamaria Jacques, profissional graduada em Psicologia, pós-graduada em Gestão de Pessoas, com formação em Programação Neurolinguística e Terapia Cognitivo Comportamental, e atuante há 37 anos na área de Recursos Humanos e seus subsistemas, ela tem a missão de auxiliar profissionais na melhor escolha profissional ou na recolocação de carreira, para que elas possam se encontrar no mercado de trabalho.
Sozinho fica difícil, vamos encontrar um caminho juntos? Agende sua consulta gratuita!