Você sabe ressaltar os seus pontos positivos e se autopromover no mercado de trabalho? O marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal. É uma estratégia usada para “vender” a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.
Na maior parte das ocasiões, esta expressão é usada para designar um modo de se expressar, que contribui para o alcance de um determinado objetivo, como um emprego, por exemplo.
Você certamente já escutou o seguinte ditado popular: “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? E essa frase faz todo sentido quando falamos de marketing pessoal.
Afinal, é justamente disso que se trata esse conceito! Os profissionais precisam “aparecer” para serem lembrados pelas empresas ou possíveis clientes. Porém, apenas isso não é suficiente.
A ideia é que sejam desenvolvidas ações para que você se torne uma referência naquilo que faz. Assim, será bem-visto pelas pessoas de sua comunidade e poderá ter mais chances de conseguir boas vagas de emprego ou clientes, caso atue como um profissional autônomo.
Entendido sobre a importância do marketing pessoal para a sua carreira, agora podemos ir para a parte prática. Elencamos uma série de dicas para que você possa e começar a desenvolver ações de marketing pessoal. Confira a seguir!
- Tenha cuidados com a sua imagem pessoal
A sua imagem é o seu cartão de visitas! Por isso, é muito importante que você tenha cuidados com ela, para que possa abrir portas por onde passa.
Quando falamos em cuidados com a imagem pessoal, estamos nos referindo a sempre manter uma boa aparência, se vestir de forma adequada conforme cada ocasião, usar uma maquiagem discreta etc.
A ideia é que você mantenha uma imagem profissional. Além disso, ser gentil e educado também é fundamental. Afinal, como se diz o ditado popular: “a primeira impressão é a que fica”.
- Tenha um objetivo claro e saiba falar sobre ele
Primeiro, defina exatamente em que ponto quer chegar. Se é subir de cargo, mudar de setor ou conseguir um novo emprego, por exemplo.
Em seguida, enumere tudo o que você precisa fazer para atingi-lo. Fazer um novo curso? Uma nova gradução? Uma especialização? Ter uma indicação? Assim, ficará mais fácil dar os próximos passos.
- Desenvolva seu autoconhecimento
A sua melhor maneira de autopromoção é conhecer você mesmo. Seus pontos fortes, fraquezas, qualidades, defeitos e afins.
Após este diagnóstico, você tem a possibilidade de enaltecer suas fortalezas e trabalhar seus pontos negativos, para que se sinta preparado em qualquer desafio.
- Invista em uma consultoria de carreira
Investir em um profissional especializado é a melhor garantia de unir todos os elementos citados acima. Um consultor de carreira te dá acesso a um método consolidado que ajuda a identificar seu perfil, a entender suas aptidões e identificar os pontos onde há mais chance de sucesso, te ajudando a alavancar sua vida profissional. As empresas querem profissionais qualificados e que se encaixem perfeitamente no perfil que empresa procura, portanto, estar preparado e autoconfiante são pontos muito positivos na hora da entrevista.
Viu só como é importante trabalhar o marketing pessoal no mercado de trabalho? Se precisa de ajudar neste quesito, venha conhecer o trabalho da Anamaria Jacques, profissional que atua há 37 anos na área de recursos humanos e seus subsistemas. Ela pode te ajudar com a consultoria de carreira e trabalhar todos esses pontos com você, te deixando preparado para se destacar nos processos seletivos.