O sonho da aposentadoria está cada vez mais distante. Diante das mudanças da Reforma da Previdência, a expectativa é que as pessoas trabalhem por mais tempo. Com este cenário, está cada vez mais comum encontrar profissionais acima de 50 anos disponível no mercado de trabalho.
O maior desafio para essas pessoas tem sido a tecnologia, que está presente em diversos setores. Se você se enquadra neste perfil, continue a leitura e anote as dicas para conseguir um novo emprego.
1 – Use a tecnologia ao seu favor
Em um mundo cada vez mais globalizado, aposte em cursos de digitação e pacote office. Aprender a usar o computador é um diferencial e tanto para se destacar.
2 – Faça cursos online
Aprender nunca é demais, na internet é possível encontrar inúmeros cursos em diversas áreas. Muitos deles são até gratuitos, quanto mais certificações você tiver, melhor!
3 – Faça busca de vagas em sites especializados
Antigamente, para encontrar um emprego era necessário levar o currículo nas empresas, procurar no jornal, escutar sobre a oportunidade na rádio, enfim, nos dias atuais, a internet pode ser sua melhor amiga. Busque sobre a área que deseja em sites especializados.
O Linkedin é uma excelente ferramenta para você fortalecer contatos e encontrar a vaga que tanto precisa. É como se fosse uma vitrine virtual em que você preenche suas qualificações, certificações, conta sobre você e ainda interage com outros profissionais.
4 – Se prepare para a entrevista de emprego
Ser um profissional experiente tem as vantagens da vivência de mercado. Nas entrevistas, sejam elas virtuais ou presenciais, tenha segurança para falar, se posicionar e mostrar o porque você merece essa vaga.
Lembre-se de sempre ser humilde e ter empatia, assim, você irá conquistar os gestores e colegas mais jovens de profissão.
5 – Esteja com a saúde em dia
O funcionário para somar à empresa, precisa estar bem física e mentalmente. Antes de tentar uma vaga, certifique-se de que a sua saúde está em perfeitas condições, assim, o empregador ficará mais seguro em contratá-lo.
6 – Tenha um bom marketing pessoal
Marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias que buscam valorizar a sua marca individual, fazendo com que você ganhe destaque no seu setor de trabalho. Isto é, ele faz com que o profissional seja mais notado pelas pessoas e atinja seus objetivos de forma permanente. Diante disso, alinhe a sua forma de vestir, conversar e se posicionar de maneira que “encha os olhos” de quem deseja realizar a sua contração. Destaque sempre suas habilidades, experiência e esteja aberto ao novo, queira aprender e sempre se atualize.
7 – Faça uma consultoria vocacional
Com a consultoria, você terá a oportunidade de conversar com um especialista e montar um planejamento de transição de carreira ou retomada ao mercado de trabalho de forma personalizada.
Dicas anotadas? Agora é colocar em prática. Empresas estão cada vez mais em busca de talentos sênior, basta se qualificar, seguir nossas dicas e encontrar a vaga ideal para você.
Para realizar a consultoria vocacional, conheça o trabalho da Ana Maria Jacques, profissional que atua há 37 anos na área de recursos humanos e seus subsistemas. Ela pode te ajudar com a consultoria de carreira e trabalhar todos esses pontos com você, te deixando preparado para se destacar nos processos seletivos.